Prof. Dr. Anderson Ferreira da Cunha

Professor adjunto - coordenador do laboratório de Bioquímica e Genética Aplicada

Tel: 16-3351-9768

Segunda a Sexta Feira  9h – 18h

Programas de Pós-Graduação Vinculados​

Sobre

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professor assistente I na Universidade Federal de São Carlos, coordenando o laboratório de Bioquímica e Genética Aplicada (UFSCar), desenvolvendo suas atividades junto ao departamento de Genética e Evolução.Foi vice coordenador do curso de Bacharelado em Biotecnologia entre os anos de 2010 a 2014 e chefe do Departamento de Genética e Evolução de 2014 a 2017. É também pesquisador colaborador junto ao Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve trabalhos na área de expressão gênica relacionadas a doenças eritrocitárias em humanos; identificação de leveduras termotolerantes e etanol resistentes para aplicação na fermentação alcoólica e isolamento e adaptação de leveduras para a produção de bebidas fermentadas. Desenvolve também estudos de análises genômicas e transcriptômicas em cupins com interesse em alvos de combate, genes relacionados ao desenvolvimento e busca de proteínas de interesse biotecnológico. Recentemente vem desenvolvendo uma série de estudos visando análises de microbioma em intestino de animais de corte visando melhor entender o relacionamento da microbiota com a saúde animal.

Linha de Pesquisa
  • Identificação e seleção de leveduras do processo de produção de etanol com maior potencial fermentativo​.
  • Identificação de leveduras personalizadas para a produção de vinhos e cervejas.
  • Análise de genes diferencialmente expressos em cupins brasileiros para fins biotecnológicos​.
  • Análise e expressão diferencial de genes relacionados a hemoglobinopatias​.
  • Metagenoma e Metatranscriptoma de interesse agrícola, veterinário e médico.
Formação Acadêmica

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2004).

Alunos e funcionários

Contamos com uma equipe formada por mestres, doutores e pós-doc.

thumbnail_Emeline

Emeline Boni Campanini

Pós-Doutorado

Identificação de endossimbiontes e genes diferencialmente expressos entre castas de operários e soldados de três espécies brasileiras de cupins.

418bd57b-9b5d-4425-bc38-5fb63e302b54

Henrique Cezar ALves

Pós-doutorado

Desenvolvimento de culturas mistas de leveduras selvagens brasileiras para processo fermentativo na produção de cerveja.

Carla

Carla Peres de Paula

Doutorado

Efeito da melatonina na proteção contra estresse oxidativo em células eritrocitárias k562.

thumbnail_Cleiton

Cleiton Dias do Prado

Doutorado

Avaliação do transcriptoma de linhagens de saccharomyces cerevisiae termotolerantes isoladas durante produção de etanol.

thumbnail_Joao Maia

João Pedro da Silva

Doutorado

Avaliação do papel das proteínas pten1 e apex1 e seus parceiros moleculares na gravidade da beta talassemia.

thumbnail_foto Graziela

Graziela Silva Rezende

Doutorado

Análise da diversidade microbiana em videiras do estado de São Paulo

WhatsApp Image 2021-07-10 at 10.02.03

Bruno Andrion

Hosana

Hosana Ribeiro de Novaes

Mestrado

Seleção e caracterização molecular e fermentativa de leveduras personalizadas para a produção de vinhos brasileiros.

thumbnail_Olinda

Olinda Soares Athaide Neta

Mestrado

Expressão heteróloga de xilanase em escherichia coli e saccharomyces cerevisiae para a produção de etanol de segunda geração

Jeferson

Jeferson Martins

Mestrado

Desenvolvimento de um sistema de scale up para a produção de leveduras isoladas durante a produção de bioetanol para aplicação na indústria cervejeira

Iara

Iara Ciancaglini

Mestrado

Clonagem e expressão heteróloga de uma lacase indentificada no transcriptoma de cupins da espécie Heterotermes tenuis para uso biotecnológico industrial.

Jéssica

Jéssica Hilário Bonomo

Mestrado

Perfil Epidemiológico e Genético de Doenças Renais Raras: Síndrome de Bartter e Síndrome Unha-Patela

15562566473_dfc9443aef_z_opt-150x150

Marilia Thomé Nadalini

Iniciação Cientifica

Isadora

Isadora Camargo Pedrino

Estágio

Caracterização e evolução adaptativa de Brettanomyces e sua possível aplicação na indústria cervejeira

Fernanda Rozendo

Fernanda Carolina Rozendo

Estágio

Identificação de Polimorfismos e Mutações no gene APOE e sua relação com a incidência da Doença de Alzheimer na população de idosos da cidade de São Carlos.

WhatsApp Image 2021-07-12 at 18.58.08

Flavia Sgobbi

Iniciação Cientifica

Leveduras floculantes condicionais para aplicação na produção de cervejas

thumbnail_Mateus

Mateus Henrique Ribeiro Alves

Técnico de Laboratório

Técnico do laboratório LBGA2. Possui curso técnico em química, e está cursando licenciatura em química pela Universidade Federal de São Carlos.

Entre em contato conosco

Se desejar uma cotação de algum serviço ou alguma informação nos ligue, ou preencha  formulário:

Tem alguma pergunta? Ligue para nós

Visite Nosso Laboratório

Laboratório de Bioquímica e Genética Aplicada – UFSCAR Rod. Washington Luís, km 235 – SP-310 São Carlos – SP CEP 13565-905​

Segunda - Sexta Feira: 08:00–18:00

Produzido por 361.